Turismo Enogastronômico

Turismo enogastronômico na Italia

O turismo enogastronômico é o ideal para se descobrir a Italia, uma terra rica em belezas  arquitetônicas e paisagísticas e famosa em todo o mundo por sua abundância de bons vinhos e excelentes produtos gastronômicos. Qual a melhor maneira, então, de descobrir a beleza da Itália, se não acompanhar as visitas turísticas aos prazeres da boa mesa?

A Itália é o país ideal para este tipo de turismo,  já que existem  milhares de especialidades regionais e centenas de produtos tipícos e vinhos com denominação de origem reconhecida a nível da comunidade europeia, assim como muitos agriturismos e etinerários projetados para as diversas exigências. Cada província, cada região conta a sua história através de um vinho (de Chianti , Brunello Di Montalcino, Barollo, etc.) ou de um prato tipico, de norte a sul seguem delícias de todos os tipos, tais como queijos, presuntos, vinhos, azeites, os diferentes molhos para as massas, sem esquecer a famosa pizza, oferecidos por todo território italiano, da Sicília ao Piemonte.

Com o turismo enogastronômico a comida torna-se a protagonista do encontro entre turismo e território, a chave que permite o acesso para o panôrama local, mergulhar nele e ler, aprender e entender as melhores tradições locais . O respeito e admiração pela diversidade e variedade do país o acompanha ao longo de sua viagem e tornar-se gradualmente um estímulo natural para uma segunda visita.

Uma das nossas degustações em um Agriturismo em San Gimignano (Toscana):

Vinhos:
Vernaccia di S. Gimignano docg (denominação de origem controlada e garantida)
Chianti Colli Senesi docg
Chianti Colli Senesi docg (barricato)

Primeiro prato:
Ribollita (prato tipico da região a base de verduras)

Segundo prato:
Bruschetta com oleo extra virgemde oliva
Bruschetta com tomates
Crostino toscano
Pecorino Senese (tipo de queijo)
Presunto e salame toscano
Pão e azeitonas
*Produtos produzidos no agriturismo