TOSCANA - ASSIS - CINQUE TERRE

 

TOSCANA  - ASSIS  -  CINQUE TERRE

Uma viagem para as regiões do Lazio, Toscana, Umbria e Liguria para admirar as paisagens e saborear os produtos e os aromas da cozinha italiana

 

​​

Saida:     20/05/2025

Retorno: 03/06/2025

1° dia – 20 de Maio 2025 - Terça-feira

São Paulo / Roma/ Orvieto

Apresentação no aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Roma.

2° dia – 21 de Maio  - Quarta-feira – aeroporto de Roma    

Chegada no aeroporto de Roma, transferimento em ônibus até o nosso Hotel em Orvieto, com uma parada para visitar Civita de Bagnoregio.

Situada em um vale, Civita di Bagnoregio está no topo do monte escavado por 2 rios e pelo vento. Os rios Chiaro e Torbido moldaram a paisagem de forma impressionante. Assim sendo, Civita fica no meio de um cânion e desponta majestosa do alto da rocha que a sustenta, a 443 metros do nível do mar, a cidade no topo do morro é daquelas visões que a gente pisca 2 vezes para ter certeza que é de verdade!

 

Final da tarde chegada no Hotel em Orvieto, acomodação no Hotel.

3° dia – 22 de Maio - Quinta-feira: 

Café da manhã. 

Passeio de ônibus até Pitigliano.

Deixe-se surpreender por Pitigliano : esta esplêndida cidade da província de Grosseto situada sobre uma falésia de tufo é uma das principais atrações do sul da Toscana, e assim que você vê seu perfil ao longe não é difícil entender por quê.

Um panorama único espera por voce. Pitigliano é uma aldeia à espera de ser descoberta, graças também aos numerosos monumentos e museus do centro histórico, que mantém a atmosfera de um centro típico toscano, rodeado por um ambiente de rara beleza. 

 

Final da tarde retorno ao Hotel em Orvieto. 

 

4° dia – 23 de Maio - Sesta-feira : 

Café da manhã.   

Passeio a pé em Orvieto :

A pequena Orvieto é um pedaço da história medieval no centro da Itália. Todos que chegam à cidadezinha,  têm uma deliciosa surpresa: ela fica sobre um colina  e é rodeada de uma magnífica paisagem de campos e vinhas. Lá os olhos se perdem e se enchem de vontade em explorar as vielas cercadas de história e boa mesa, te fazendo viajar séculos no tempo.

Uma das construções que mais chamam atenção na cidadezinha é um belo exemplar de uma mistura de arquitetura gótica e romântica, estamos falando da Catedral dedicada à Virgem Maria (ou Duomo de Orvieto). Considerada uma das igrejas mais bonitas da região da Umbria, sua construção demorou três séculos para ser concluída.

Faremos uma agradável visita guiada por um percurso muito fácil que permite conhecer o mundo subterrâneo de Orvieto, criado pelos seus antigos habitantes ao longo de cerca de 2.500 anos de escavações ininterruptas. Um passeio de uma hora à descoberta de uma “Cidade Subterrânea” milenar, surpreendente e inesperada.

 

 

 

5° dia – 24 de Maio  – Sabado: 

Café da manhã

Transferência a Perugia em ônibus privado, com parada na cidade de Montalcino.

Nós visitaremos Montalcino, a cidade do vinho Brunello, um vilarejo imerso na paisagem deslumbrante da Val d'Orcia  e conhecido em todo o mundo pela sua produção do precioso vinho tinto Brunello de Montalcino.

 

A tarde passeio na cidade de Pienza:

Pienza e seu título de Cidade Ideal

Localizada a quase 500 metros acima do nível do mar e no meio do Val d’Órcia, uma das áreas mais bonitas da Toscana, Pienza está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996. Porém, sua história é antiga e para contar um dos seus principais capítulos nós precisamos voltar até o ano de 1405.

Nesta época em que Pienza ainda se chamava Corsignano, um cara de nome Eneas Silvio Piccolomini nascia na cidade. Alguns anos depois, em 1458, ele se tornou Papa e adotou o nome de Pio II. Após longos anos distante de sua cidade de origem, Pio II a encontrou um tanto quanto abandonada e decidiu que era hora de restaurá-la.

Para isso, ele chamou Bernardo Rossellino, um artista renascentista, para reformar completamente o local. Rossellino moldou o burgo medieval para os moldes renascentistas da época, de forma que o lugar virasse uma cidade ideal, um modelo urbanístico do Renascimento. Por consequência, Corsignano passou e se chamar Pienza em homenagem a Pio II.

Em 1464 Pio II morreu de repente e a reconstrução foi interrompida. Desde então, Pienza estagnou, parou no tempo, de tal modo que até hoje em dia ela se mantém intacta, assim como era antigamente.

Final da tarde acomodação no Hotel em Perugia.

 

6° dia – 25 de Maio - Dumingo: 

Café da manhã.

De manhã, passeio em Perugia, capital da região da Úmbria. É conhecida pelas muralhas defensivas que circundam o centro histórico. O Palazzo dei Priori, da época medieval, abriga uma importante coleção de obras de arte da Úmbria a partir do século XIII. A catedral gótica, com vista para a Piazza IV Novembre, abriga afrescos e pinturas do período renascentista. No centro da praça está a Fontana Maggiore, feita de mármore, com baixos-relevos representando os signos do zodíaco e cenas da Bíblia.

 

A tarde passeio em ônibus  no vilarejo de Cortona  e ao Mosteiro de São Francisco de Assis:

Cortona: no topo de uma colina a 500 metros acima do nível do mar, Cortona domina o Val di Chiana, uma área composta por aldeias medievais, vistas deslumbrantes, boa comida e tradições antigas. Escolhida não por acaso como locação de inúmeros filmes italianos, entre eles A Vida é Bela , de Roberto Benigni , é uma cidade repleta de lugares para descobrir nas ruelas de seu pequeno mas charmoso centro histórico.

O Mosteiro “ Le Celle ” é o primeiro convento construído por São Francisco de Assis (1211) e foi habitado por ele mesmo depois de receber os estigmas, e provavelmente foi aqui que ele ditou em maio de 1226, poucos meses antes de sua morte, seu “ Testamento ”, um dos seus escritos mais preciosos onde resume toda a sua experiência espiritual.

Em 30 de setembro de 1927, o Ministro da Educação Pública declarou o convento e a floresta de azinheiras monumento nacional.
Atualmente o local é habitado por uma irmandade de 6 frades que continuam ao longo do tempo a experiência de oração herdada de São Francisco.

 

 7° dia – 26 de Maio - segunda-feira 

Café da manhã.

Passeio em ônibus até Assis e Santa Maria degli Angeli:

Assis, com o seu centro histórico e os seus monumentos simbólicos, tornou-se património da UNESCO em 2000 por ser considerada um raro exemplo de continuidade histórica entre a cidade, a sua paisagem cultural e todo o sistema territorial. Além disso, desde a Idade Média, está intimamente associada ao culto e à difusão do movimento franciscano , que traz uma importante mensagem universal de paz e tolerância em todo o mundo.

Em particular, a Basílica de São Francisco de Assis é considerada uma obra-prima, mas também um exemplo extraordinário de edifício de culto que influenciou o desenvolvimento da arte e da arquitetura da própria cidade.

 

Visitaremos também a Cappella della Porziuncola e a Cappella del Transito em S. Maria degli Angeli.

A capela da Porciúncula data do século X-XI. é dedicado a S. Maria degli Angeli. Por volta de 1205, São Francisco estabeleceu ali a sua residência, restaurando-a e fundando a Ordem Franciscana (1208). Foi a terceira igreja restaurada pelo Santo depois de San Damiano e San Pietro della Spina. Aqui, em 1212, Santa Chiara, tendo fugido da casa do pai, fez os votos e fundou a ordem das Clarissas.

A poucos metros da Porziouncola, fica a  Cappella del Transito, ou cela da enfermaria onde São Francisco morreu em 3 de outubro de 1226.

Na volta para Cortona faremos uma parada para visitar a cidade de Perugia:

Final da tarde retorno em Perugia

 

8° dia – 27 de Maio – terça-feira:

Café da manhã.

 Transferência em ônibus privado a San Gimignano com parada em Siena para visitar a cidade.

Siena, pequena, aconchegante, charmosa e encantadora. Siena é digna de todos esses adjetivos e muitos outros. Vista de cima, parece um labirinto de ruas estreitas, o que nos faz lembrar de sua essência medieval. Andar pelas ruas de Siena é se sentir em um filme sobre a Idade Média. As ruas, ocupadas por prédios feitos de pedras em estilos romanesco e gótico, além de outros, reservam boas surpresas: museus, lojas, restaurantes e gelaterias fazem da cidade uma mistura do antigo com o novo.

Visitaremos o Duomo di Siena

O Duomo di Siena é um dos mais ilustres exemplos de catedral em estilo Romanesco-Gótico em toda a Itália. O interior da catedral chama a atenção: toda listrada de mármore preto e branco, com um altar belíssimo e esculturas de Michelangelo, Donatello e Nicola Pisano. O grande destaque, no entanto, é o chão:  São 55 painéis esculpidos em mármore, com uma técnica de grafite que dá uma perfeição incrível aos desenhos.

Final da tarde chegada em San Gimignano, acomodação no Hotel.

 

9° dia – 28 de Maio – quarta-feira: 

Café da manhã. 

  Passeio em ônibus até Florença:

É impossível não se encantar pelo seu centro histórico. Os olhos permanecem encantados diante da majestosa Catedral, a igreja de Santa Maria del Fiore, comumente conhecida como Duomo. Alguns dos mais famosos artistas e arquitetos de todos os tempos trabalharam no projeto, como Arnolfo di Cambio, Brunelleschi, Donatello e Lorenzo Ghiberti.

Na mesma praça da Catedral, ergue-se o Batistério de San Giovanni, dedicado ao padroeiro da cidade. As portas de bronze, que retratam a história da humanidade e da Redenção, são uma profusão de beleza.

Outro símbolo da cidade é sem dúvida o Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, hoje sede da administração municipal. As salas com afrescos, a torre de Arnolfo, os pátios e os brasões levarão você a um tempo distante e contarão histórias emocionantes de políticos, intrigas, lendas e pintores.

Continuando a caminhada em direção ao rio Arno, atravessamos a Ponte Vecchio em todo o seu esplendor , uma das mais antigas de Florença. A peculiaridade da ponte é que em suas laterais existem lojas de ourives e artesãos de pedras preciosas.

 

Final da tarde retorno em San Gimignano.

 

 10° dia – 29 de Maio - quinta-feira :

Café da manhã. 

 Passeio a pé em San Gimignano, uma pérola medieval da Toscana.

 

 

Uma cidadezinha que parou no tempo e cujas ruas, praças e torres parecem nos transportar diretamente para a Idade Média, merecidamente reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Embora a primeira menção à cidade remonte a 929 d.C., San Gimignano alcançou seu período de ouro só no século XIII: principalmente o comércio de açafrão, extremamente valioso na Idade Média, enriqueceu a cidade. Foi nessa época que as famílias mais ricas, em competição para ostentar a própria fortuna, rivalizavam entre si para mostrar quem possuía a torre mais alta da cidade.

A cidade contava naquela época 72 enormes torres, algumas das quais chegavam até mesmo a 50 metros de altura! Hoje, infelizmente, restam em pé somente treze delas; mesmo assim, são elas o símbolo mais caraterístico de San Gimignano: quem chega à cidade é acolhido pelas suas imponentes torres, que se erguem ao longe, recortando o horizonte por sobre as pitorescas colinas da Toscana. Uma vista de tirar o fôlego

 

11° dia – 30 de Maio - sesta-feira:

Café da manhã.   

Transferência em ônibus privado a Pisa com parada em Volterra para visitar a cidade.

Volterra é uma das minhas cidades preferidas no interior da Toscana, porque há uma mistura de arquiteturas: há uma porta etrusca, um teatro romano e um centro medieval!

 

Volterra fica província de Pisa, na fronteira da província de Siena, e está situado em uma colina 450 metros acima do nível do mar, entre os vales de Cecina e dell’Era. As origens de Volterra remontam aos antigos etruscos que deram o nome a cidade de Velathri, e depois os romanos passaram o nome para Volaterrae. As paredes etruscas ainda são visíveis, bem preservado também o centro da cidade.

Final da tarde chegada em Pisa, acomodação no Hotel.

 

 

12° dia – 31 de Maio – sabado:

Café da manhã.

 De manha passeio em Pisa.

Cidade da arte, Pisa preserva uma série de obras-primas, mas acima de tudo é celebrado o complexo da Piazza del Duomo, reconhecido como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Não é por acaso que a imagem da Torre Inclinada torna Pisa famosa em todo o mundo.

É na evolução da história de Pisa que se traçam as motivações das majestosas criações monumentais que ilustraram a cidade a partir do século XI. Com o florescimento de um estilo arquitetônico particular, o pisano-românico, que influenciou muito os domínios insulares e ultramarinos de Pisa, mas também o interior da Toscana. A ampliação das muralhas pré-existentes da cidade e a construção de imponentes obras monumentais demonstram o extraordinário poder militar de Pisa, uma república marítima.

A tarde passeio de trem em Lucca.

 

Lucca, é uma das cidades medievais mais fascinantes e mais bem preservadas da Itália: atenta à sua memória histórica e cultural que preserva cuidadosamente, conquista com suas encantadoras vielas, pequenas ruas, praças e igrejas características. 

Símbolo da cidade, as  imponentes muralhas do século XVI  são um dos poucos exemplos de muralhas que permaneceram completamente intactas. Interessantes de admirar e um pretexto ideal para um passeio pelo campo, oferecem um ponto de vista privilegiado para admirar a estrutura urbana da cidade, construída pelos romanos, que ainda hoje capta a sua beleza e harmonia.

Final da tarde chegada em Pisa de trem.

 

 

13° dia – 01 de Junho - Dumingo:

Café da manhã.

 

Passeio de trem e Barco até as Cinque Terre na regiao da Liguria.

Povoados de Cinque Terre

Como seu próprio nome indica, as “Cinco Terras” são compostas por cinco incríveis povoados que formam um dos maiores tesouros da Itália. Esses são os povoados que a compõem:

  • Monterosso: Localizado em um pequeno golfo natural na parte mais ocidental das Cinco Terras, Monterosso é o local mais povoado da Cinque Terre e conta com as praias mais extensas da zona. 
  • Vernazza: Localizado ao norte das Cinque Terre, Vernazza é um povoado marinheiro onde as antigas casas coloridas se amontoam em surpreendentes falésias. Conta com um belo porto natural, um antigo castelo e uma encantadora igreja junto ao mar. 
  • Corniglia: Assentada sobre um cabo de 100 metros de altura formado por rochas, Corniglia é o povoado mais elevado de Cinque Terre e está rodeado por uma majestosa paisagem de vinhedos e olivedos. 
  • Manarola: Com um estilo colorido e animado, Manarola é o mais antigo povoado de Cinque Terre e, embora receba uma grande quantidade de turistas, ainda conserva a pesca e a viticultura como os pilares básicos de sua economia. 
  • Riomaggiore: Riomaggiore é um tranquilo povoado de pescadores, onde é um autêntico prazer se perder pelas ruelas coloridas e íngremes.

 

Final da tarde retorno no Hotel em Pisa.

 

14 ° dia – 02 de Junho - segunda-feira:

Café da manhã

Transferência de ônibus para embarque em Roma com destino   São Paulo.

 

 

 

15° dia – 03 de Junho – terça-feira: 

Chegada a São Paulo – Brasil

 

 

PREÇOS POR PESSOA

Parte Terrestre 

EURO  2.990,00  (Acomodação Dupla)

EURO  2.680,00   (Acomodação Tripla)

EURO  3.350,00   (Acomodação Singol)

 

Formas de Pagamento

Em 09 x sem juros (depósito em conta ao câmbio do dia)
 

 Inclui:

  • Acompanhamento dos Professores da Società Italiana Marcia e Sergio Forti
  • Assessoria completa durante toda a viagem
  • Hospedagem em hotéis 3/4* com café da manhã incluso
  • Ônibus à disposição do grupo nos dias das excursões
  • Passeio de Trem, de barco citados no roteiro.
  • Sete Visitas guiada. Pitigliano, Orvieto, Assisi, Siena, San Gimignano, Florença, Lucca.
  • 4 Almoços o jantares degustação com produtos tipicos.

Não Inclui:

  • Almoços e jantares não citados acima
  • Bebidas
  • Transporte público onde não está especificado
  • Serviço de maleteiros.
  • Gorjetas
  • Tudo o que não esteja explicitamente mencionado no item “Inclui”
  •  
  • Parte Aérea –
  • Preço: Melhor valor na data da emissão.


A viagem será confirmada com um mínimo de 10 pessoas

Tel : Marcia 19 - 981157756

Tel: Sergio 19 - 981167135   

            

 

ver todas as viagens