PUGLIA MATERA e COSTA AMALFITANA
PUGLIA - MATERA - COSTA AMALFITANA
Uma viagem para conhecer a história, admirar as paisagens e saborear os produtos e os
aromas da cozinha italiana
Saida: 28/09/2024
Retorno: 13/10/2024
1° dia – 28 de setembro - Sábado
São Paulo / Roma/ Conversano
Apresentação no aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Roma.
2° dia – 29/setembro - Domingo – aeroporto de Roma
Chegada no aeroporto de Roma, transferimento em onibus até Conversano.
Final da tarde chegada em Conversano, acomodação no Hotel.
3° dia – 30 de setembro - Segunda feira :
Café da manhã.
Passeio de ônibus até POLIGNANO AL MARE.
Pensa num vilarejo medieval lindo pontilhado de casas brancas. Agora imagina que ele foi construído sobre um complexo de falésias calcárias de 20 metros de altura, no mar Adriático, onde se formaram mais de 80 grutas e passagens inacreditáveis.
Polignano a Mare fica na Puglia, no calcanhar da Itália, a sua história é bem antiga. Dizem que a origem da cidade remonta ao século IV a.C. quando um vilarejo foi ali fundado pelos gregos. Floresceu alguns séculos depois, sob o domínio romano. Tanto que o Imperador Trajano ordenou a construção da Via Appia-Traiana para conectar Roma a Brindisi, passando por Polignano a Mare. Algumas partes dessa estrada ainda podem ser vistas ao norte do centro histórico, como a ponte romana Lama Monachile.
A cidade também é famosa pelo filho ilustre, Domenico Modugno. Talvez você não saiba quem ele é pelo nome. Mas, certamente conhece a canção Volare que é quase um hino italiano: Nel blu dipinto di blu.
Final da tarde retorno ao Hotel em Conversano.
4° dia – 01 de outubro - terça feira :
Café da manhã.
Passeio de ônibus até BARI:
Visitaremos o centro Histórico de Bari
A Bari Vecchia é o antigo núcleo da cidade e cresceu a partir do porto. O Porto de Bari foi um dos principais portos do Mediterrâneo e uma ponte entre o ocidente e o oriente. A cidade ganhou importância comercial com o surgimento da Via Traiana na época romana, mas foi com o Império Romano do Oriente que, por quase dois séculos, se tornou o principal centro bizantino no Ocidente.
O centro histórico é um emaranhado de ruazinhas onde é possível, por exemplo, ver as senhoras que preparam le orecchiette, a massa típica local, e sentir o cheirinho de focaccia no ar.
Em uma das entradas do centro historico, um dos símbolos históricos da cidade é o Castello Normanno-Svevo construído por Frederico II do Sacro Império Romano-Germânico. Todavia, a vida no centro histórico gira em torno da Basilica di San Nicola e da Cattedrale di San Sabino.
A Basilica di San Nicola é um exemplo do estilo românico pugliese que conserva as relíquias do santo padroeiro (festejado em maio). Por isso, a cidade é um importante centro de união e de peregrinação para os fiéis da Igreja Católica Romana e da Igreja Ortodoxa.
Final da tarde retorno ao Hotel em Conversano.
5° dia – 02 de outubro – quarta-feira :
Café da manhã
Transferência a Otranto em ônibus privado, com passeio turístico na cidade de Monopoli e Ostuni.
MONOPOLI:
O nome deriva do grego "mono polis" e sua tradução dá uma bela pista do que você vai encontrar pela frente. Significa único, singular. E Monopoli é realmente uma pérola na região da Puglia, sul da Itália. Uma grata surpresa no mar Adriático!
A cidade fica escondida no alto de um penhasco, nove metros acima do nível do mar. Suas ruas são verdadeiros labirintos que guardam muitas igrejas, monastérios, criptas e casas brancas antigas onde moram menos de 50 mil pessoas. Algumas dessas construções datam do século VII quando os lombardos e mais tarde os bizantinos transformaram o local num importante porto comercial.
OSTUNI
O centro histórico, sobre uma colina a 220m acima do nível do mar, já é avistado da estrada, imponente e muito branco, porque tudo por lá está sempre recebendo uma nova demão de cal. Por isso mesmo, Ostuni é conhecida como “Cidade Branca”. Sua arquitetura lembra em alguns aspectos aquela de certas ilhas gregas. Todo seu centro foi, no passado, protegido por muralhas e torres em estilo aragonês. Atualmente, forma um labirinto de ruelas, pracinhas, escadarias e lindas construções, que só pode ser percorrido a pé.
Final da tarde acomodação no Hotel em Otranto
6° dia – 03 de outubro - quinta feira :
Café da manhã.
Passeio no vilarejo de OTRANTO:
Otranto é uma cidade portuária com vista para um porto singular e belas vistas para o mar. O ritmo de vida torna-se lento nesta região histórica, que conta com um castelo e igrejas de séculos atrás. Nos visitaremos a cidade por sua bela orla e praias ao lado de vestígios do centro histórico medieval. Andaremos pelas vielas exclusivas para pedestres do centro da cidade e sinta o charme do velho mundo. Há muitas lojas e restaurantes interessantes dentro dos muros altos da comuna. Encante-se com o impressionante Castello Aragonese, o castelo foi construído ao longo dos muros da cidade velha. A Catedral de Otranto é outro ícone da cidade. Observe a variedade de estilos em sua fachada, incluindo elementos românicos. Datada do século XI, a estrutura religiosa tem afrescos bizantinos e uma cripta sob a nave. Admire os gloriosos mosaicos no piso que retratam contos bíblicos.
7° dia – 04 de outubro - sexta feira :
Café da manhã.
Passeio em ônibus até LECCE
Visitaremos o centro histórico, Lecce é uma charmosa relíquia barroca no coração de Salento na Região da Apúlia. Além de ficar bem perto das mais belas praias de Salento, Lecce é conhecida não só pelo Barroco, mas também pelo papel-machê, pela pedra típica da cidade, pelas especialidades culinárias e pelas várias igrejas maravilhosas.
A arte barroca foi difundida em Lecce no século XVII, durante o domínio espanhol, substituindo a arte clássica, criando um estilo que abria espaço para a fantasia e a imaginação. O centro histórico é repleto de exemplos de trabalhos em pedra e é também um dos lugares imperdíveis. A cidade é formada pelas ruas tortuosas espalhadas entre os edifícios barrocos (com sacadas decoradas e quintais repletos de flores) e dezenas de igrejas que surgem do nada.
Final da tarde retorno em Otranto
8° dia – 05 de outubro – sábado :
Café da manhã.
Transferência em ônibus privado a MATERA com parada a Taranto para visitar o centro Histórico.
Taranto é uma cidade com uma alma que mescla antiguidade e modernidade de uma maneira única, cheia de magia. A “linha divisória” dessas duas histórias é a ponte que divide a antiga vila, do século XIX, da nova Taranto, que une uma arquitetura moderna com uma de vanguarda de maneira muito
Antiga cidade de Taranto, um verdadeiro antro de arte e beleza que, até hoje, conserva traços importantes de seu passado antigo e importante. Aqui você encontra o incrível Castelo Aragonês, na charmosa Piazza Castello. Também chamado Castel Sant’Angelo, o Castelo Aragonês de Taranto fica no extremo da ilha, no coração do centro histórico. Dica: não tenha medo de se perder pelas estreitas, e lindas, ruas do centro histórico. Aqui você encontra um emaranhado de vielas e espaços abertos e se depara com palácios incríveis, igrejas maravilhosas e detalhes cheios de charme.
Final da tarde chegada em Matera, acomodação no Hotel.
9° dia – 06 de outubro – domingo :
Café da manhã.
Visita guiada a MATERA:
na Italia conhecida como Sassi de Matera e foi considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1993, mas a história da cidade é uma mistura de muita pobreza e reviravoltas.
Matera, considerada a terceira cidade mais antiga do mundo, é toda escavada em calcário e habitada desde a era paleolítica. Até a década de 1950, muitas pessoas ainda moravam em cavernas e a cidade era muito pobre.
Foi aí então que estas pessoas foram retiradas destes locais e transferidas para lugares um pouco mais estruturados e as Sassi passaram por uma grande restauração.
Visita guiada exclusiva a bordo do Ape Calessino com a qual poderemos chegar confortavelmente aos locais a visitar e ao mesmo tempo contar com um guia qualificado que dará voz aos encantadores locais que visitaremos. Nós acreditamos que seja uma excelente solução para quem não quer privar-se da beleza do Sassi sem ter que percorrer o típico pavimento Sassi definido no dialeto local como "u chiangaredd".
10° dia – 07 de outubro - segunda feira :
Café da manhã.
Passeio de ônibus até ALBEROBELLO:
Alberobello é a única cidade do mundo nascida e desenvolvida como cidade dos “trulli”. Embora essas construções existam também em outras áreas de Apúlia, somente em Alberobello eram usadas como habitação: nos outros lugares os trulli eram locais que abrigavam animais e ferramentas de trabalho no campo.
A comunidade de Alberobello teve que se adaptar a um ambiente difícil e soube resistir transformando sua fraqueza na sua força até chegar hoje ao ponto de entrar na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco devido a beleza e caráter único da sua história.
A paisagem agrícola é caracterizada de uma vegetação típica de oliveiras e amendoeiras enquanto das rochas calcárias é extraído o material utilizado no telhado dos trulli.
Jantar degustação em uma vinicola:
- Visita à adega
- Degustação de 5 vinhos
- Degustações de produtos típicos locais
- Mussarela DOP Gioia del Colle
- Degustação de azeite com pão
Final da tarde retorno ao Hotel em Matera.
11° dia – 08 de outubro - terça feira :
Café da manhã.
Transferência em ônibus privado e barco a Capri com uma parada a Paestum:
Almoço degustaçao:
visita à uma fazenda de búfalos.
Almoço completo, todos os ingredientes são produzidos na fazenda:(primeiro prato: crepes com ricota e
queijo mussarela; mussarela e ricota; salada de tomate; salada verde; iogurte ; pão caseiro; pão rústico; Vinho branco; água mineral; sorvete/café/cappuccino)
A tarde visita guiada ao sítio arqueológico PAESTUM
Os gregos, apaixonados pela posição geográfica da área fundaram Paestum, por volta de 600 a.C., uma cidade que eles chamaram de Poseidonia, em uma clara homenagem ao deus dos mares. O desenvolvimento da construção da cidade deu-se em meados do século VI a.C, e a construção dos templos começou décadas após a fundação da cidade.
Paestum possui três templos gregos que foram construídos entre os séculos VI e V a.C., junto com os de Atenas e Agrigento, e – até hoje – esses edifícios templários são os mais bem preservados da época clássica. Os templos ficam no coração da cidade, que se estende por mais de 120 hectares, e é cercada por uma muralha que, embora não esteja preservada completamente, ainda é um dos circuitos defensivos mais bem preservados daquele período.
Final da tarde chegada em Capri, acomodação no Hotel.
12° dia – 09 de outubro – quarta-feira :
Café da manhã.
Visita ao vilarejo de CAPRI
Capri é uma ilha que reserva uma das mais incríveis belezas naturais já vistas no mundo todo. Uma das coisas interessantes a serem levadas em consideração quanto à Ilha de Capri é que ela se constitui de duas cidades.
A primeira é a chamada Vila de Capri, que fica situada acima da Praia Grande, já a segunda é a Vila de Anacapri, que se encontra mais a leste e é onde está o pico da ilha. , além de abrigarem uma enorme variedade de atrativos em toda a região.
A tarde passeio de barco em volta da ilha de Capri
13° dia – 10 de outubro - quinta feira :
Café da manhã.
Passeio de Barco a POSITANO e AMALFI
Positano é um Comuna na Costa Amalfitana que você provavelmente já ouviu falar, não é mesmo?
Era um ponto de parada de Gregos e Fenícios durante expedições para áreas do oeste da região. Dizem que, na verdade, o nome do local era Poseidon em referência ao deus do mar. Positano tornou-se uma cidade comercial próspera do século XV ao XVII, se destacando principalmente pelo comércio de peixe.
Durante a Idade Média, fez parte da República Amalfitana. Durante a metade do século XIX, metade da sua população emigrou principalmente para os Estados Unidos. No começo do século XX era uma pobre vila de pescadores, mas a partir dos anos 50 foi descoberta por turistas e se tornou o que é hoje.
Amalfi:
A cidade de Amalfi é uma das pérolas da península italiana; é a mais antiga das Repúblicas Marítimas e que dá nome ao trecho de costa que se estende de Vietri sul Mare a Positano. Desde 1997, Amalfi e toda a Costa Amalfitana foram incluídas entre os locais da Lista do Património Mundial da UNESCO.
Amalfi é um dos centros turísticos mais importantes da Campânia, conhecido e apreciado principalmente pelas suas belezas histórico-artísticas e naturais: juntamente com o azul do mar límpido e o clima ameno, Amalfi é destino de milhares de visitantes italianos e internacionais a cada ano, especialmente estrangeiros.
Final da tarde retorno em Capri
14 ° dia – 11 de outubro - sexta feira :
Café da manhã
Transferência em barco e ônibus privado a Pompeia, com parada em Napoli para visitar o centro histórico, final da tarde acomodaçao no Hotel em Pompeia.
Napoli é conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Património Mundial da UNESCO.
Final da tarde acomodação no Hotel em Pompeia.
15° dia – 12 de outubro – sábado :
Café da manhã
Visita guiada ao sítio arqueológico POMPEIA:
Pompeia, foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
A tarde, transferência de ônibus para embarque em Roma com destino São Paulo, com parada em Caserta.
O Palácio Real de Caserta, em Nápoles, Patrimônio Mundial da UNESCO, é um grandioso palácio do século XVIII, conhecido por sua arquitetura barroca e amplos jardins. Projetado para rivalizar com Versalhes, sua opulência e significado histórico atraem visitantes de todo o mundo.
16° dia - 13 de outubro - domingo
Chegada a São Paulo – Brasil
PREÇOS POR PESSOA
Parte Terrestre
EURO 2.950,00 (Acomodação Dupla)
EURO 2.600,00 (Acomodação Tripla)
EURO 3.250,00 (Acomodação Singol)
Formas de Pagamento
Em 08 x sem juros (depósito em conta ao câmbio do dia)
Inclui:
- Acompanhamento dos Professores da Società Italiana Marcia e Sergio Forti
- Assessoria completa durante toda a viagem
- Hospedagem em hotéis 3/4* com café da manhã incluso
- Ônibus à disposição do grupo nos dias das excursões
- Passeio de barco citados no roteiro.
- Nove Visitas guiadas a Positano a Mare, Bari, Alberobello,Ostuni, Lecce, Otranto, Matera, Paestum e Pompeia.
- 4 Almoços o jantares degustação com produtos tipicos.
Não Inclui:
- Almoços e jantares não citados acima
- Bebidas
- Transporte público onde não está especificado
- Serviço de maleteiros, algums Hotel està incluido.
- Gorjetas
- Tudo o que não esteja explicitamente mencionado no item “Inclui”
- Parte Aérea –
- Preço: Melhor valor na data da emissão.
A viagem será confirmada com um mínimo de 10 pessoas
Tel : Marcia 19 - 981157756
Tel: Sergio 19 - 981167135